Informativo nº. 151 – Setembro/2011
“Vida em Primeiro Lugar! Pela vida grita a TERRA… Por direitos, todos nós!”
Olá companheiros/as que animam o Grito dos/as Excluídos/as, pelos rincões deste Brasil!
As notícias continuam chegando… os preparativos já ecoam!
Ecos do Grito
Olá companheiros/as que animam o Grito dos/as Excluídos/as, pelos rincões deste Brasil!
Dia 29/09, realizamos a Reunião da Coordenação do Grito, onde avaliamos o processo do 17º Grito, e pensamos alguns indicativos para desencadear o processo de preparação do 18º Grito dos/as Excluídos/as.
Vamos partilhar com todos a Conjuntura apresentada na reunião, esperamos que possa contribuir, segue a apresentação em Power Point (doc. Anexo).
FIQUE POR DENTRO
Processo de Preparação para o 18º Grito dos/as Excluídos/as:
Na reunião de Coordenação debatemos a necessidade de colocar em prática as sugestões que foram feitas nos últimos Encontros de Articuladores, afim de que todos possam contribuir melhor com a construção do lema do Grito, eixos, objetivos, cartaz.
Assim abriremos de agora até a primeira semana de fevereiro de 2012, para o envio de sugestões, levando em conta o tema da Campanha da Fraternidade de 2012: “Fraternidade e saúde pública”, Lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra!” (Cf. Eclo, 38,8). A simbologia da semana da pátria e o dia 07 de Setembro, e os gritos do dia a dia, o modelo que cresce e concentra.
Em breve enviaremos um instrumental mais detalhado para avaliação geral do processo.
13º Encontro Nacional de Articuladores/as do Grito:
Definimos também na reunião, a data do próximo Encontro Nacional de Articuladores/as do Grito, que acontecerá nos dias 13 a 15/04/2012, em São Paulo, por isso pedimos a companheirada que nos enviem sugestões de temas para estudo, bem como, comecem o processo de organização para a vinda de representantes dos Estados, para viabilizar as finanças com antecedência.
Notícias, fotos, vídeos e avaliações do 17º Grito:
Estamos no aguardo das noticias, fotos, vídeos, recortes de jornal e outras informações de como foi o grito na sua cidade, enviem até 06/10, para que possamos fazer o jornal 52 do Grito, com as notícias dos gritos acontecidos.
Agende-se:
04 e 05/11/2011 – Plenária Nacional da Assembleia Popular – SP
09/02/2012 – Reunião de Coordenação Nacional do Grito, SP (escolha do lema do grito, definição de eixos e objetivos)
13 à 15/04/2012 – 13º Encontro Nacional de Articuladores/as do Grito, SP
Expediente
Secretaria Nacional do Grito dos Excluídos Tel. (11) 2272-0627.
Ari José Alberti, Karina da Silva Pereira
Correio eletrônico: gritonacional@terra.com.br /
Referência: www.gritodosexcluidos.org
O que é o grito dos excluídos?
O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo, são um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos.
O Grito dos Excluídos, como indica a própria expressão, constitui-se numa mobilização com três sentidos:
- Denunciar o modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, concentra riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão social;
- Tornar público, nas ruas e praças, o rosto desfigurado dos grupos excluídos, vítimas do desemprego, da miséria e da fome;
- Propor caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal, de forma a desenvolver uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos os cidadãos.
O Grito se define como um conjunto de manifestações realizadas no Dia da Pátria, 7 (sete) de setembro, tentando chamar à atenção da sociedade para as condições de crescente exclusão social na sociedade brasileira. Não é um movimento nem uma campanha, mas um espaço de participação livre e popular, em que os próprios excluídos, junto com os movimentos e entidades que os defendem, trazem à luz o protesto oculto nos esconderijos da sociedade e, ao mesmo tempo, o anseio por mudanças.
As atividades são as mais variadas: atos públicos, romarias, celebrações especiais, seminários e cursos de reflexão, blocos na rua, caminhadas, teatro, música, dança, feiras de economia solidária, acampamentos – e se estendem por todo o território nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário