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domingo, 5 de fevereiro de 2012

Dinâmicas

Dinâmicas:

O GUIA DO CEGO

Material:
Alguns lenços, bastões (pare servir de bengalas) e uma área com obstáculos, de preferência em campo aberto.
Descrição:1. O coordenador venda os olhos de quatro ou mais pessoas e fornece uma bengala para cada um, enquanto os outros integrantes permanecem como observadores para tomar nota da forma como os cegos se comportam.
2. Os cegos devem caminhar desviando-se dos obstáculos durante determinado intervalo de tempo.
Refletir:
1. Como vocês se sentiram sem poder enxergar?
2. Tiveram medo? Por quê? De quê?
3. Que acham da sorte dos cegos?
Como Fazer:1. Em seguida, com os mesmos ou outros cegos é substituído o bastão por um guia dentre os integrantes observadores que conduzirá o cego por onde quiser.
Refletir:
1. Como vocês se sentiram nas mãos dos guias?
2. Tiveram confiança ou desconfiança? Por quê?
3. É preferível um bastão ou um guia? Por quê?
Como Fazer:
1. Por último, dispõe-se dois voluntários de cego, sendo que um guiará o outro.
2. Ao final, pode-se realizar os mesmos questionamentos do passo anterior.
Refletir:1. O que a dinâmica teve de parecido com a vida de cada um? 2. Além da cegueira física, vocês conhecem outros tipos de cegueira? Quais? (ira, ignorância, inveja, apatia, soberba, etc.)
3. Os homens tem necessidade de guias? Quem são os outros guias? (família, educadores, amigos, os exemplos, etc.)
4. Costumamos confiar nestes guias? O que acontece com quem não aceita o serviço de um guia?
5. Qual a pior cegueira: a física ou a de espírito? Por quê?
Iluminação Bíblica:
O Evangelho relata várias curas de cegos (Mt 9,27-32; Lc 15, 35-43; Jo 9,1-39).
a) Qual a semelhança que pode-se encontrar, por exemplo, entre o relato de São Lucas e a sociedade moderna?
b) Qual a semelhança entre a cura da vista e a missão da igreja de conscientização?

1) O corpo falaDesenvolvimento:
1) Grupo espalhado pela sala. Colocar música instrumental. (faixa 6)
2) Relaxar todo o corpo. Permanecer em silêncio e de olhos fechados.
3) Sentir cada parte do corpo na medida em que o facilitador as enumera. O facilitador deve nomear as partes do corpo, começando pela cabeça, indo até os pés, solicitando que os participantes façam contato com as mesmas e relaxem.
4) Entregar a cada participante um objeto, alertando que os olhos permaneçam fechados e, através do tato, sintam o que é o objeto.
5) No paladar, levar algo para degustação e proceder da mesma maneira que a anterior. Com os olhos fechados, sintam o que estão comendo ou bebendo.
6) No olfato, levar perfume ou algo com cheiros diferentes para que também sintam o que irão cheirar e identificar (sempre com os olhos fechados).
7) Solicitar para que fiquem em total silêncio e, após alguns segundos, desligar o som para que todos percebam a diferença.
8) Finalizando, solicitar para que abram os olhos e sintam a visão.
9) Plenário: compartilhar com o grupo os sentimentos vividos:
- Como cada um está se sentindo?
- Qual o sentimento mais forte que você vivenciou?
- O que lhe chamou a atenção sobre si mesmo?
- Como seria a vida de cada um se não possuísse algum dos sentidos?
- Qual seria a pior perda, entre os sentidos?
- Como devemos proceder para mantermos sempre os nossos sentidos em pleno funcionamento? Conversar sobre todos os sentidos.
Colaboração: Henrique Cavalcante Franco, Lauro de Freitas, BA. Endereço eletrônico:
hcfranco1@yahoo.com.br
2) Um mergulho no meu serEsta dinâmica é uma proposta de auto-avaliação e conhecimento do potencial criativo que cada um possui. Concentração do grupo e preparação anterior são necessárias.
Material necessário:
Almofadas, espelhos (quantidade suficiente para todos), toca-cd, CDs com música instrumental.
Local:
Sala ampla, tendo no lugar de cada participante um espelhinho.
Desenvolvimento:
- O(a) coordenador(a) convida cada participante a olhar no espelho, perguntando-se: “quem sou?”.
- Para isso, coloca-se um fundo musical e estipula-se um tempo para reflexão.
- Sabendo quem é você, responda: “quanto valho?”.
- Depois de breve espaço para interiorização, todos são convidados a conversar com o espelho, falando alto, murmurando: Quais são as minhas qualidades? Em que posso contribuir mais para o grupo e para a sociedade?
- De acordo com a música, cada um vai se virando, formando pequenos grupos (tudo com muita ordem para não perder a concentração).
- Colocar os espelhos no chão, arrumando-os defronte de si e continuar murmurando o que estava dizendo antes.
- Com tranqüilidade, ir formando um grande círculo, tendo no centro os espelhos.
- Abraçados, caminhar em círculo olhando-se e olhando os outros nos espelhos, aprendendo a ver além...
- Agora é a hora da expressão! Quem quiser, pode dizer o que sentiu ou pensou.

Dinâmica publicada junto ao artigo "O pensar criativo" na edição nº 379, jornal Mundo Jovem,
agosto de 2007, página 20.
Um jornal de idéias:
Conheça o Mundo Jovem

3) Dinâmica do Amor
Objetivo: Moral: Devemos desejar aos outros o que queremos para nós mesmos.
Procedimento:
Contar a história do "Coração mais bonito" 
Certo homem estava para ganhar o concurso do coração mais bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga, sem nenhum estrago. Até que apareceu um velho e disse que seu coração era o mais bonito pois nele havia várias marcas. Houve vários comentários do tipo: "Como seu coração é o mais bonito, com tantas marcas?" O bom velhinho, então explicou que por isso mesmo seu coração era lindo. Aquelas marcas representavam sua vivência, as pessoas que ele amou e que o amaram. Finalmente todos concordaram, o coração do moço, apesar de lisinho, não tinha a experiência do velho."
Após contar a história, distribuir um recorte de coração (chamex dobrado ao meio e cortado em forma de coração), revistas, cola e tesoura. Os participantes deverão procurar figuras que poderiam estar dentro do coração de cada um. Fazer a colagem e apresentar ao grupo.
Depois cada um vai receber um coração menor e será instruído que dentro dele deverá escrever o que quer para o seu coração. Ou o que quer que seu coração esteja cheio.. Assim: O meu coração está cheio de...
No final, o instrutor deverá conduzir o grupo a trocar os corações, entregar o seu coração a outro e também receber o coração do companheiro.
Ao fundo, toca-se uma música apropriada, tipo: Coração de Estudante, Canção da América ou outra.
Objetivo:
Conhecimentos mútuos, memorização dos nomes e integração grupal.
Como Fazer:
1. Cada um dirá o próprio nome acrescentando um adjetivo que tenha a mesma inicial do seu nome. Roberto Risonho.
2. O seguinte repete o nome do companheiro com o adjetivo e o seu apresenta acrescentando um adjetivo para o seu nome e assim sucessivamente.
Iluminação Bíblica:
Ap 2,17 e Sl 139
5) Dinâmica de grupo – COMPORTAMENTO
Dinâmica de grupo de sensibilização para COMPORTAMENTO (para seis participantes ou mais).
Material necessário: Para realizar esta dinâmica, você vai precisar de três bananas, uma podre (elas ficam com a casca preta e com o aspecto murcho, quando estão podres), uma verde (quanto mais verde, melhor) e uma madura, com aspecto atraente, para cada participante.
Esta dinâmica pode ser aplicada para estimular a reflexão consciente acerca do próprio comportamento dos integrantes de qualquer equipe, a qualquer tempo.
Convide a todos para sentarem-se dispostos em um círculo;
Inicie a dinâmica comentando que este encontro serve apenas como um momento de relaxamento, uma pausa especial para todos “recarregarem” as baterias, antes de retornarem as suas atividades. Se houver disponibilidade, reproduza alguma música suave, em volume baixo, que não atrapalhe a sua fala;
Ofereça a todos, um a um, uma bandeja, ou cesto, com todas as bananas: as verdes, as podres e as maduras. Você pode separá-las com um pequeno pano, para que as bananas podres não contaminem as demais. Enquanto estiver servindo, fale sobre as propriedades benéficas das bananas: fontes ricas em potássio, o consumo de bananas ajuda a diminuir os efeitos negativos do estresse físico, além de serem de fácil digestão. Permita que se sirvam à vontade;
Certamente, todos escolherão uma banana madura para comer – as podres e as verdes ficarão na bandeja. Espere até que todos estejam comendo e conte a seguinte história:
Um homem entrou num mosteiro e encontrou um monge sorrindo, sentado.
- Por que o senhor está sorrindo? – perguntou ao monge.
- Porque entendo o significado das bananas – disse o monge abrindo a bolsa que carregava e tirando de lá uma banana podre (importante: pegue uma banana podre).
- Esta é a vida que passou e que não foi aproveitada no momento certo, e agora é tarde demais. Em seguida, tirou da bolsa uma banana ainda verde (faça o mesmo). Mostrou ao homem e tornou a guardá-la.
- Essa é a vida que ainda não aconteceu, é preciso esperar o momento certo – disse o monge. Por fim, tirou da bolsa uma banana madura, descascou-a e a dividiu com o homem, dizendo:
- Este é o momento presente. Saiba vivê-lo sem medo.
Encerre a atividade, convidando a todos a refletirem, em silêncio, sobre o que acabaram de ver, ouvir e sentir.
6-CASTIDADE
Dinâmica enviada por: CLEVERSON RANGEL ANTUNES COMUNIDADE CRISTO REI PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE BELÉM - JOINVILLE SC
Dinâmica  para explicar a castidade.
“BEM AVENTURADOS OS PUROS DE CORAÇÃO,PORQUE ELES VERÃO A DEUS”  (MT 5,8 )

MATERIAL:  -UMA BANDEJA GRANDE
                          -UMAS 8 LARANJAS BEM ESCOLHIDAS
                          -COPOS DESCARTÁVEIS
                          -UMA JARRA COM SUCO DE LIMÃO SEM AÇUCAR (bem forte e azedo).
Obs:ESSA DINÂMICA DEVERA SER FEITA SOMENTE PARA CRISMANDOS.
PRIMEIRO PASSO.
ANTES DE COMEÇAR A DINÂMICA  O CATEQUISTA DEVE RESALTAR ALGUNS PONTOS
IMPORTANTISSÍMOS  PARA COMEÇAR A FAZER OS CATEQUIZANDOS  REFLETIR SOBRE O TEMA.
1=NOSSO CORPO: DEVEMOS CONHECER NOSSO CORPO E ENTENDER A FUNÇÃO E SEU SINAL DE INTELIGÊNCIA E INTEGRAÇÃO HUMANA, SEMPRE IGNORANDO A MALICIA,OS TABUS,BRINCADEIRAS DE MAU GOSTO E AS CONSEQUÊNCIAS DESAGRADÁVEIS. DETERMINAR QUE “DEUS CRIOU O HOMEM À SUA IMAGEM E SEMELHANÇA,CRIOU-OS HOMEM E MULHER”(GN 1,27).
2=SEXO: É A CONFIGURAÇÃO FISICA QUE DIFÊRENCIA E DEFINE O HOMEM E A MULHER,É SIMPLESMENTE A FORMA QUE DEUS FEZ  PARA DAR CONTINUIDADE AOS SERES HUMANOS  ESTIPULANDO A DIFERENÇA E A FUNÇÃO DO SEXO MASCULINO E FEMININO.
3=SEXUALIDADE: É A DIMENSÃO TOTALIZANTE E INTEGRADORA QUE ABRANGE TODO O NOSSO SER. RESUMINDO É O CONJUNTO DE SENSAÇÕES E SENTIMENTOS QUE ME IMPULSIONAM NA BUSCA DO OUTRO. É  A MINHA SEXUALIDADE QUE ME MOVE PARA O AMOR . O MEU PRÓPRIO  AMOR A DEUS PASSA PELA ESTRUTURA DA SEXUALIDADE. EU AMO COMO MULHER,COMO HOMEM.A SEXUALIDADE NÃO SE REDUZ SIMPLESMENTE AOS ORGÃOS SEXUAIS.
4=ÓRGÃOS GENITAIS: É O CONJUNTO DE ORGÃOS E GLÂNDULAS(HIPÓFISE,HIPOTÁLAMO,TIREÓIDE,SUPRA RENAL.)QUE TEM A FUNÇÃO DE CAPACITAR HOMENS E MULHERES PARA A PRATICA SEXUAL SAUDÁVEL.
NO HOMEM PODEMOS CITAR ORGÃOS GENITAIS EXTERNOS BOLSA ESCROTAL CONTENDO TESTÍCULOS E O PÊNIS E OS ORGÃOS GENITAIS INTERNOS COMO PRÓSTATA,VESÍCULA SEMINAL,CANAIS DIFERENTES.
   NA MULHER CITAMOS ÓRGÃOS EXTERNOS COMO VAGINA E CANAL VAGINAL E JA NOS INTERNOS TEMOS O ÚTERO,OVÁRIO E TROMPAS.
   PERFEITO NÃO É? SÓ PODERIA SER CRIAÇÃO DE DEUS.
5=GENITALISMO: É O USO E O ABUSO DOS ORGÃOS GENITAIS, É SIMPLESMENTE A SEXUALIDADE REDUZIDA AO SIMPLES PRAZER SEM RELAÇÃO DO AMOR, HOJE O GENITALISMO É QUASE QUE UM DOENÇA UNIVERSAL ENTRE JOVENS E ADULTOS.
6=CASTIDADE: PODEMOS AFIRMAR O SIGNIFICADO DA PALAVRA CASTIDADE COMO A CORRETA VIVENCIA DA  SEXUALIDADE,NÃO QUER DIZER PURITANISMO E NEM FUGA DE ALGUMA COISA, É SIMPLESMENTE ABSTER-SE DE ATOS GENITALISTAS COM MASTURBAÇÃO, RELAÇÃO SEXUAL ANTES DO CASAMENTO, E DISTURBIOS SEXUAIS FEITOS APENAS POR PRAZER EM QUALQUER HORA E COM QUALQUER PESSOA SIMPLESMENTE PELO ATO DO PRAZER.
SEGUNDO PASSO.
EXPLICAR PARA SEUS CATEQUIZANDOS OS MAUS DE PECAR CONTRA A CASTIDADE,FALAR SOBRE GRAVIDEZ PRECOSE SEM PLANEJAMENTO, FALAR SOBRE O MAU QUE PODE TRAZER O INCENTIVO DA CAMISINHA  E O NÃO INCENTIVO DA CASTIDADE, FALAR SOBRE OS VALORES DE UM NAMORO SANTO E CASTO, FALAR  TAMBEM DAS CONSEQUENCIAS DO GENITALISMO E  EXPLICAR PRINCIPALMENTE QUE O PECADO PARECE SER LINDO A VISTA DOS OLHOS MAS SE FORMOS MAIS ADIANTE PODEMOS SE ARREPENDER E ACABAR INGERINDO ALGO MUITO RUIN PARA A NOSSA VIDA E TAMBEM PARA O NOSSO CORPO, EXPLICAR QUE O NOSSO CORPO É O TEMPLO DO ESPIRITO SANTO ONDE JAMAIS PODE  HABITAR ORGIAS E  DESEJOS MALICIOSOS QUE NÃO CONVÉM PARA NENHUM CRISTÃO QUE QUER SER VENCEDOR NA VIDA.
FINALMENTE A DINÂMICA.
-REUNIR TODOS EM VOLTA DE UMA MESA ONDE VC  TENHA ACABADO DE EXPLICAR  O ASSUNTO TUDO BEM DETALHADO.
-DEIXAR DESDE O COMEÇO DO ENCONTRO A BANDEJA COM AS LARANJAS BEM LIMPAS E BONITAS CHAMANDO ATENÇÃO DE TODOS,MAS NÃO FALAR O PORQUÊ DELAS.
-DAR UM COPINHO DESCARTAVÉL PARA CADA UM.
-TER UMA JARRA CHEIA DE SUCO DE LIMÃO SEM NENHUM AÇUCAR, BEM AZEDO E FORTE,DE PREFERENCIA ARRUMAR LIMÕES  BEM MADUROS  PARA FAZER O  COM QUE O  SUCO SE PAREÇA COM O SUCO DE LARANJA.
-ENCHER OS COPINHOS DE CADA UM, MAS NÃO ORDENAR ELES AINDA  PARA TOMAR., ANTES MANDAR ELES CONTEMPLAREM AS LARANJAS, PERGUNTAR SE TODOS ACHARAM AS LARANJAS BONITAS, PERGUNTAR SE ELES GOSTAM DE LARANJA,ENROLAR ELES BASTANTE NO BOM SENTIDO PARA ELES SE VOLTAREM PARA A BELEZA DAS LARANJAS.
-DAI QUANDO TODOS TIVEREM JA APRECIADO E CONTEMPLADO AS LARANJAS MANDAR ELES TOMAREM O SUCO QUE VOCÊ MESMO OS SERVIU.
-A REAÇÃO DELES  NÃO VAI SER BOA PORQUE ALGUNS IRÃO CUSPIR OUTROS TALVEZ ATÉ TOMARAM MAS NÃO GOSTARAM, GERALMENTE TODOS   VÃO ESTAR TÃO FIXADOS NA BELEZA DA LARANJA QUE ACABARÃO TOMANDO O SUCO DE LIMÃO AZEDO ACHANDO QUE SEJA O SUCO DE LARANJA.
MORAL ESPIRITUAL DA DINÂMICA.
EXPLICAR PARA ELES QUE NEM TUDO QUE É BONITO AOS OLHOS E AOS NOSSOS DESEJOS PODE SER BOM PARA NOSSO CORPO E A NOSSA ALMA,, ,VIVER UMA VIDA SEM RESPEITAR A CASTIDADE MUITAS VEZES PODE PARECER BONITO E ESTAR NA MODA,MAS PECANDO CONTRA A CASTIDADE PODEREMOS ACABAR INGERINDO EM NOSSAS VIDAS UMA AMARGA  E  TRISTE REALIDADE EM NOSSA VIDA, E EM MUITOS CASOS  OCASIONAM MARCAS COMO CICATRIZES QUE PODEM  FICAR MARCADA EM NOSSA VIDA PARA SEMPRE,PORTANTO VALORIZE ESSE VALIOSO MANDAMENTO QUE É “NÃO PECAR CONTRA A CASTIDADE”, VALE MUITO A PENA VIVER CASTO,POIS VALORIZA MUITO MAIS O CASAMENTO . QUANDO SE TRATA NO  AMOR NÃO AGRIDIMOS  TANTO O NOSSO PERFEITO CORPO QUE DEUS FEZ PARA QUE SEJAMOS TEMPLO DO ESPIRITO SANTO.
E LEMBRE-SE DESSA FRASE PARA SEMPRE REFLETIR: "Não apresse a correnteza você corre o risco de não ver a paisagem"
DESEJO A TODOS OS CATEQUISTAS QUE EVANGELIZEM MUITO BEM OS NOSSOS JOVENS, PORQUE OS MESMO SERÃO A NOSSA IGREJA DO AMANHÃ.
7) Dinâmica 2: Como está seu namoro?
Material:
1 banana não muito madura
1 agulha
Prepare antes da reunião começar para que os casais não vejam. Pegue a banana e com ajuda da agulha faça um furo na casca até que você perceba que transpassou o miolo da banana e encostou no outro lado da casca, mas sem furar. Nesse furo faça movimento vai e vem para poder corta a banana, isso você vai fazer em toda a banana de um espaço entre um furo e outro para que a banana quando aberta saia em rodelas a polpa. Quando você for fazer a dinâmica, pergunte para os casais:
“Com está seu namoro? Olhem essa banana tão linda, ela parece estar com algum problema”? (Peça para eles responderem).
Então você pega e vai descascando a banana devagar para que vão caindo as rodelas de banana. Ai você diz:
“Então queridos olha só agora com está a banana que se aparentava linda por fora só que por dentro está toda cheia de pedaços”.
Pergunte novamente: “Como está o seu namoro? Está lindo e perfeito como a banana que vimos há alguns minutos ou assim como está agora”?
Comente com eles que muitos casais vivem um namoro mostrando aos outros que são maravilhosos ou até mesmo perfeitos, que não necessitam de ajuda nenhuma. Complemente com suas palavras essa dinâmica com um momento de reflexão.
Veja mais trabalhos no Blog: http://www.pjsul1.org/site/dinamicas.php

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